segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

# Antropologia Cristã

Livro: O Homem, Pessoa Vivente
Autor: Mario Veloso



Capítulo 1 – Que é o homem?


A pergunta de mais importância que ainda hoje é estudada e que tentam explicar, é seguinte: Que é o homem? Apesar de parecer uma pergunta simples e que muitas vezes vem seguidas de respostas rápidas e simples, essa pergunta vem assombrando não é de hoje.
Essa pergunta causa questionamentos tão complexos, que polariza todos os esforços daqueles que estudam e pesquisam no âmbito da teologia e da filosofia.
Partindo da teoria, essa pergunta se torna tão complexa, pelo fato que o homem não tem tido a capacidade de responder essa pergunta de maneira irrefutável, e desconsidera o fato de que ao decorrer da história, alguns acontecimentos se juntados, podem responder à questão, mas prefere desconsiderar e ficar modificando os conhecimentos que já possuem.
Existem três caminhos para que o homem chegue a reposta dessa pergunta, dois deles já foram citados, que são a filosofia e a teologia, mas existe outro que não é considerado no meio científico, mas para muitos e muitos é de extrema relevância, esse caminho é a Bíblia ou palavra revelada por Deus.

Capítulo 2 – A origem do homem

Quando o assunto se trata de estudar o homem, devemos começar pela sua origem, na busca de saber como teve início a existência dessa pessoa vivente. Existem várias fontes para a resposta dessa questão e para que ela seja respondida, é necessário escolher a fonte para encontrar a definição.
A Bíblia, a palavra de Deus, em seu primeiro livro que é Gênesis, é bem clara ao descrever a origem do homem, e com detalhes, mostra que o homem foi planejado e criado, e é nela que como cristãos devemos encontrar nossa reposta. “A pergunta pelo homem nunca pode ser estudada de forma isolada porque o
homem encontra-se imerso numa realidade muito mais abarcante que sua própria pessoa.” (O homem, pessoa vivente pág.37).
Quando se trata da criação do homem citada na Bíblia, podemos enxergar a perfeição que Deus teve ao criá-lo, e como foi planejado. Tudo foi pensado, o lugar onde habitaria, os animais que ele cuidaria, o dia na semana que ele descansaria de seu trabalho, a mulher como companhia, e sua relação com o Criador, podendo aprender com Ele todos os dias, em um encontro em sua própria casa, que era o jardim do Éden, um lugar sem nenhum defeito, onde nem mesmo uma folha caia das árvores e até mesmo o ar era na temperatura e totalmente puro.

Capítulo 3 – A perda da vida

Após serem criados, o homem e a mulher, viviam de maneira gloriosa e feliz em seu jardim, e dali desfrutavam de todo o maravilhoso poder e cuidado de Deus. Enquanto eles permanecessem sendo fiéis, tudo estaria ali no memso lugar e a felicidade juntamente com a presença do Senhor seria diária.
Porém, assim como o primeiro livro da Bíblia relata sobre a criação e a perfeita vida de Adão e Eva (o homem e a mulher criados), ele também vem relatando que eles acabaram caindo, e que tudo ao redor deles parou de funcionar como era o planejado por Deus.
Moisés, o autor do livro de Gênesis, não relata quanto tempo durou essa vida do casal ali no Jardim, e em nenhum outro livro da Bíblia esse relato aparece, porém, há a explicação em detalhes de como ocorreu essa queda e por quem ela foi causada e também planejada.
Por Deus ser um Deus justo e amante da liberdade, ao criar o Jardim, ele deixou uma árvore no meio dele, a qual era a árvore do conhecimento do bem e do mal, e auxiliou o casal que não chegasse nem mesmo perto daquela árvore e muito menos tocasse em seu fruto.
Infelizmente, Satanás com sua armadilha, fez com que o casal caísse, fazendo com que primeiro Eva se aproximasse da árvore, a enganou e fez com que ela comesse do fruto e logo após levasse também para Adão. Adão preocupado com que sua mulher havia feito, também comeu do fruto, então todo o perfeito sistema criado por Deus foi destruído, e Satanás temporariamente ganhou essa batalha.
Com isso acontecendo, a morte e o pecado entraram na Terra, mas Deus com Seu imenso amor, já tinha um plano de restauração. E por mais que a morte seja a consequência do pecado, a vida é a consequência do plano de redenção de Deus para com nosso planeta, e foi esse plano que ele colocou em ação. E agora temos a morte como realidade e a vida eterna como esperança.


Capítulo 4 – Fim da primeira origem

Nos últimos capítulos vimos que o homem foi criado com um propósito e que o mundo que ele habitava também. Infelizmente o pecado entrou nesse mundo, e trouxe como consequência a morte.
Mas é importante lembrar que o homem foi criado à imagem de Deus, e que não só em sua forma física, mas também moralmente ele tinha traços e ainda tem algumas características semelhantes à do Criador.
A morte não era o plano, mas hoje é ela é a única certeza que o ser humano tem depois que nasce, e por incrível que pareça, por muitas vezes já é vista como natural, porém não é aceita por nós, afinal não era plano que ela ocorresse.
Além da morte, o pecado trouxe a maldade humana, denegriu totalmente o caráter que Deus planejara ao ser humano, e trouxe consigo o fim da primeira origem que terminou com o dilúvio na época de Noé.

Capítulo 5 – A nova origem

Depois de Noé e sua família terem passado pelo dilúvio e Deus ter poupado suas vidas, a nova origem surgiu, e a partir dali uma nova época também. Essa nova origem começa assim como a primeira, com a benção de Deus.
A partir daí, o plano de justificar o mundo é colocado em prática, e existem outros tipos de nova origem. Como por exemplo, o batismo, é uma vida que acaba sem a presença da morte, é Deus que em sua infinita bondade perdoa e apaga os pecados e transgressões, pelo fato do homem ter se entregado a Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário