segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

# Fundamentos Sociológicos e Antropológicos da Educação

*** MULTICULTURALISMO ***



Livro: Multiculturalismo – Diferenças Culturais e Práticas Pedagógicas
Autor(es): Antonio Flávio Moreira | Vera Maria Candau


Capítulo 1 – Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica

Desde que o mundo é mundo, existe uma diferença entre as culturas e com isso, grandes problemas passam a existir pelo fato de que povos com culturas diferentes muitas vezes encontram-se vivendo em um mesmo território e a partir daí passa a existir alguns conflitos e preconceitos.
Ao se falar de multiculturalismo, pode-se dizer que se trata do conhecimento através de estudos sobre diversas culturas, de diferentes locais, para que através desse conhecimento formado, comece a existir uma facilidade na convivência entre os povos. Dizem que o multiculturalismo, saõ as diversas clturas vivendo em harmonia mas não é assim que vemos ao nosso redor, ao contrário, estamos inseridos em uma sociedade etnocêntrica, que vê o outro como diferente, anormal, digno de ser deixado de lado, e com isso o que deveria ser o verdadeiro conceito de multiculturalismo, cai por terra.
Cultura é um assunto de extrema importância e que não pode deixar de ser abordado no meio educacional, principalmente nas salas de aula. Os educadores que tratam desse assunto, faz com que as crianças comecem desde cedo a entender as diferenças, os comportamentos e a respeitar o outro. Infelizmente o Brasil é um país que por mais que tenha uma das maiores misturas de culturas e raças que existe no mundo, ele é um país preconceituoso, onde a minoria em um determinado local assusta e por consequência, é desprezada.


Capítulo 2 – Reflexões sobre currículo e identidade: implicações para a prática pedagógica

A identidade é nata do ser humano. Todo indivíduo para que viva bem em sociedade precisa formar essa identidade e ter clareza dela,afinal ela expressa aquilo que somos. Ela deve ser estudada e sempre citada para que a criança saiba que ela é única, porém deve-se também saber trabalhar com a diferença, pois apesar de ser única, ela tem que saber seu colega também é, e por sinal, é diferente dela.
Existem algumas maneiras que os educadores devem saber utilizar para que saibam trabalhar a identidade dos alunos:
* Procurar aumentar a consciência das situações de opressão que se expressam em diferentes espaços sociais
* Dar ao estudante informações sobre os diferentes tipos de discriminações e preconceitos
* Mostrar o lado positivo dos grupos inferiorizados
* Fazer com que compreendam os motivos pelos quais alguns foram e são discriminados, e em qual contexto e época isso ocorreu
* Mostrar ao estudante a influência dos meios de comunicação quando se trata à critica aos aspectos da formação da identidade
* Estimular e prover ao aluno formas e métodos para que ele construa uma ação e intervenção de acordo com seus posicionamentos criados
* Articular as diferenças

Lidar com esse assunto dentro de salas de aula, não e fácil e o autor trás essa informação, porém quando a identidade e trabalhada dentro da sala de aula, a chance de que o diferente seja aceito e que os indivíduos formados a partir dali, sejam mais respeitosos e humanos, é muito maior. Por isso, novos educadores, devem ter isso em mente e colocar em ação os métodos e o conhecimento adquirido ao ver o comportamento dos alunos.

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